Atenção, emprésários do Simples Nacional
Risco de exclusão do Simples Nacional
Se sua empresa possui débitos fiscais, é fundamental estar atento ao prazo de regularização, que vai até 31/12/2024. Empresas que não regularizarem seus impostos em aberto correm o risco de exclusão do Simples Nacional, o que pode aumentar significativamente a carga tributária e a complexidade fiscal.
Por que isso importa?
Ser excluído do Simples significa perder acesso a alíquotas reduzidas e simplificadas, além de aumentar a carga burocrática. Para empresas menores, isso pode ser um grande impacto nas finanças.
Débitos Municipais que fazem parte do Simples Nacional
Além dos débitos com a Receita Federal, os impostos devidos à prefeitura também precisam ser regularizados, pois eles podem ser os que mais demoram para ser reconhecidos pela Receita Federal. Estes débitos, muitas vezes, ficam esquecidos, mas são fundamentais para que sua empresa não corra o risco de exclusão.
Como regularizar a situação e se manter no Simples Nacional?
Há duas formas principais de regularização:À vista: você quita o valor devido e se mantém regularizado.
Parcelamento: opção de pagamento em parcelas, mantendo-se em dia com suas obrigações sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.
Importante: Mesmo que a exclusão ocorra, é possível pedir a readesão ao Simples Nacional até o último dia útil de jananeiro, desde que todos os débitos tenham sido regularizados. Alertamos que, deixar para o fim do prazo pode ainda assim acarretar em não aceitação por parte da Receita Federal, por isso orientamos regularizar o quanto antes.
Evite riscos e mantenha sua empresa protegida! Conte com a Athus para organizar e garantir que sua regularização aconteça dentro do prazo.
Para quem é cliente da Athus e tenha débitos possíveis de causar a exclusão, fique tranquilo(a), nós entraremos em contato para proceder com a regularização a tempo.